sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Prefeito Saulo inicia governo monitorando áreas de risco de enchentes


O prefeito Saulo Pedroso de Souza, em seu primeiro dia de trabalho na Prefeitura, mostrou-se atento às chuvas que têm atingido Atibaia e ao risco de enchentes no município, a exemplo do que aconteceu nos anos de 2010 e 2011 nessa mesma época do ano.
Na quarta-feira (2), o prefeito fez sua primeira reunião com o secretariado no período da manhã e, logo em seguida, no período da tarde, em sua primeira ação de governo, Saulo percorreu alguns pontos críticos de Atibaia onde houve transbordamento do rio. Acompanharam o prefeito na vistoria o chefe de gabinete e coordenador municipal de Defesa Civil, Luiz Benedito Roberto Toricelli, e o diretor do Departamento de Defesa Civil, Capitão Célio Cardinalli.
O primeiro ponto visitado foi o Parque das Nações, onde a equipe do prefeito Saulo percorreu a Av. Brasília, local em que as águas do rio encontravam-se altas, mas dentro do limite de sua calha, e as Alamedas Sofia e Amsterdam, onde as águas extravasaram o leito e chegaram a atingir parte do asfalto. O segundo bairro visitado foi o Kanimar, local em que também houve transbordamento das águas do rio na via mais próxima à sua margem.
Tanto no Parque das Nações quanto no Kanimar as águas que extravasaram o leito do rio não invadiram nenhuma residência e alcançaram somente a primeira via após a sua margem. Nesses locais, o prefeito Saulo Pedroso avaliou a situação dos alagamentos e ouviu o parecer técnico da Defesa Civil.
Durante a visita, munícipes aproveitaram para conversar com o novo prefeito e solicitar providências para essas regiões. Além disso, alguns moradores agradeceram pela presença do prefeito no local, inclusive por ser o primeiro dia de seu mandato, e salientaram a atenção dispensada logo no início de seu governo.
O último ponto visitado pelo prefeito Saulo e sua equipe foi a Pequena Central Hidrelétrica de Atibaia (PCH-Atibaia), no bairro da Usina, onde eles foram recebidos pelos representantes do Consórcio Condomínio Empresarial Atibaia, concessionária responsável por operar a Usina. A comitiva vistoriou a situação da barragem, das comportas, do nível do lago (que está abaixo do vertedouro) e dos demais equipamentos da Central Hidrelétrica.
“Uma equipe do nosso governo vem monitorando o rio Atibaia e o nível das represas há cerca de um mês, ou seja, mesmo antes do início do governo. Estamos em plena época das chuvas e devemos estar atentos. Iniciamos nossa administração dando prioridade absoluta para essa questão”, resumiu o prefeito Saulo.
Secretariado
Na reunião com o Secretariado, o prefeito destacou a importância da sinergia entre os representantes das Pastas e do trabalho integrado. “Além de afinar o relacionamento entre os secretários, a reunião teve como objetivo traçar as principais ações e metas de cada Pasta. Ressaltei, durante a reunião, a importância do trabalho integrado entre todos para que as ações do governo atinjam o objetivo esperado. Trabalho em rede, interatividade e harmonia devem fazer parte do dia a dia do Secretariado do município”, afirma.
O vice-prefeito Mario Inui agradeceu a todos que aceitaram o convite para compor o Governo e ressaltou a qualidade dos profissionais escolhidos. “Eu também deixo registrada a minha plena satisfação com os nomes escolhidos, tanto pela capacitação técnica, experiência profissional e profissionalismo de cada um - nossas prioridades na composição do Governo - quanto na conduta adotada por cada um até o presente momento", completou Saulo.
As principais ações de Governo nos primeiros 100 dias já foram definidas durante a reunião.




Na Casa Civil, prefeito Saulo busca apoio para solução das enchentes em Atibaia



O prefeito de Atibaia Saulo Pedroso de Souza e o deputado federal Roberto Santiago estiveram nesta quinta-feira, dia 3, em reunião com o secretário da Casa Civil de São Paulo, Edson Aparecido, para estreitar o relacionamento da Administração Municipal com o governo do Estado, principalmente nas questões relacionadas às obras e ações de infraestrutura nos bairros atingidos pelas enchentes entre os anos de 2009 e 2011. “As enchentes não estão descartadas em Atibaia, já que ainda são necessárias obras e ações específicas para a solução do problema. Estamos na época das chuvas e nosso governo começa priorizando essa questão. Vamos buscar apoio e trabalhar com outras esferas de governo”, disse o prefeito, empossado no dia 1º de janeiro.
No comando da Casa Civil desde 10 de dezembro do ano passado, o secretário Edson Aparecido disse que não medirá esforços para auxiliar o governo Saulo. Uma verba de aproximadamente R$ 700 mil para drenagem do bairro Jardim Brasil foi uma das reivindicações do prefeito Saulo e do deputado Roberto Santiago.
Uma equipe do governo Saulo está monitorando o rio Atibaia e o nível das represas há aproximadamente um mês, ou seja, antes mesmo do início do governo. “Estamos atentos e acompanhando de perto o nível das águas. Vamos levantar a documentação já existente das solicitações realizadas ao governo do Estado e formalizar novos pedidos. O apoio do governo do Estado é essencial para solucionar definitivamente a questão das enchentes em Atibaia. Estamos satisfeitos com a boa recepção que tivemos na Casa Civil e pretendemos continuar esse bom relacionamento”, concluiu Saulo Pedroso.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto da Vigilância Sanitária capacita mil alunos





Equipe da Secretaria Municipal de Saúde entrega o milésimo certificado




A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu o número de mil trabalhadores capacitados pelo Curso de Capacitação de Manipuladores de Alimentos, promovido pela Divisão de Vigilância Sanitária. O certificado de número mil foi entregue na última semana, especialmente pela equipe do curso, à dona de estabelecimento comercial da cidade.

O projeto, que teve início em 2009, foi uma iniciativa da própria equipe de fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária após verificar que muitos dos problemas encontrados no comércio eram causados pela falta de conhecimento dos manipuladores em relação aos procedimentos corretos.

A equipe responsável pelo curso é composta de fiscais sanitários e um educador em saúde. O projeto já foi selecionado para participar de uma exposição em um seminário da área de saúde, realizado este ano, em São Paulo.

O curso é gratuito e se destina principalmente a funcionários e proprietários de comércios alimentícios da cidade, mas também é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer as exigências legais e as “boas práticas de manipulação” para alimentos.

As “boas práticas” são todos os procedimentos que visam o correto preparo, armazenamento e comercialização de alimentos. A partir das “boas práticas” são ensinadas noções de doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares, normas construtivas, manipulação, higiene pessoal e higiene ambiental.

O curso tem duração de três dias, em meio período, à tarde ou à noite. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância Sanitária, após o preenchimento de uma ficha. No momento em que a quantidade de inscritos permitir a formação de uma turma, os interessados serão avisados por contato telefônico ou e-mail.
Resultados

Segundo a Divisão de Vigilância Sanitária, depois de três anos de implantação do curso houve uma melhora significativa na qualidade dos serviços de manipulação de alimentos. De acordo com a equipe, os resultados podem ser constatados diariamente durante as vistorias e os principais pontos melhorados são relativos à higiene ambiental e à higiene pessoal, e também ao correto armazenamento dos alimentos.

Outra vantagem apontada pela equipe é que o manipulador de alimentos que participa do curso até o seu término recebe um certificado de conclusão, e isso faz com que a pessoa se sinta mais responsável pelas suas atividades.

Até agora foram emitidos 1045 certificados, somente para os alunos que concluíram todas as aulas do curso. A previsão é de que as próximas turmas sejam formadas no início de 2013.

A equipe da Divisão de Vigilância Sanitária espera que cada vez mais as pessoas tenham interesse em conhecer os meios de se garantir um alimento de qualidade sem riscos à sua saúde e de seus clientes.

Mais informações pelos telefones: 4414-2220 / 4414-3350.


Portão e Imperial são campeões do Mulekadas Cup



Terminou na manhã ensolarada de domingo (02), no Estádio Manoel Gomes Latorre, Atibaia Jardim, o Mulekadas Cup, disputada nas categorias Sub 12 e Sub 14. O Mulekadas é um torneio de futebol de base da Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura, por meio do Orçamento Participativo (OP) do município, que tem a finalidade de movimentar os alunos das Escolas de Esportes nos bairros. As equipes são formadas apenas por jovens atletas desses bairros, visando dar oportunidade de serem melhor avaliados e, os que se destacam, podem, um dia, participar das equipes de base do SC Atibaia que disputam torneios realizados pela Federação Paulista de Futebol. Nas categorias Sub e Sub 14, o Mulekadas foi movimentado por seis equipes. Com bom incentivo, principalmente dos parentes e torcedores dos bairros participantes, as partidas dessas categorias são disputadas em dois tempos de vinte minutos cada. Algumas das equipes possuem até meninas atuando, inclusive com muito destaques. A partida que abriu a rodada de decisões foi pelo 3º lugar da categoria Sub 12. A equipe do Maracanã (professora Jaqueline Rodrigues) venceu por 1 a 0 o Pedreira/Rio Abaixo (professora Marta Pimentel). Logo depois houve a decisão máxima dessa categoria e a equipe do Portão (dirigida por Francisco Vidimar) fez 4 a 1 na Usina (dirigida por João Colomina). Os destaques do Sub 12 foram Laís (Maracanã), Diego Augusto (Portão) e Felipe (Usina). Na sequencia veio a decisão do Sub 14, um jogo muito equilibrado entre Usina (do técnico Colomina) e Jardim Imperial (da professora Jaqueline). Desde o início o jogo foi movimentado, com boas jogadas, emoções e alterações no placar, que no final apontou empate em 3 gols. Novas emoções vieram na decisão por penais; e no final vitória do Imperial por 4 a 3. O destaque da categoria foi para Alison (Imperial). Após as partidas aconteceu cerimonia de entrega de troféus e medalhas aos campeões e destaques da copa. As três partidas foram arbitradas por José Roberto Bandola Rosa, que apitou a contento. Sub 16 - O sucesso das categorias Sub 12 e Sub 14 repercutiu tanto nos meios esportivos que a Secretaria de Esportes e Lazer resolveu realizar também um torneio Sub 16, que vai ter a participação de quatro equipes (Portão, Maracanã, Pedreira e Jardim Imperial). O novo torneio começa neste domingo dia 8, às 8h30, com rodada no campo do Itapetinga. 


TL - 1º Fórum do Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas de Atibaia




1º Fórum do COMAD - A Prefeitura promoveu na última quarta-feira (05) o 1º Fórum do Conselho Municipal de Políticas Sobre Álcool e Outras Drogas de Atibaia (COMAD). O evento, realizado no Fórum Cidadania sob o tema "Quem somos e o que queremos", contou com a palestra “Rede Intersetorial de Atendimento”, ministrada pela conselheira do CONED e representante da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo, Luciana Bolognini, além de debate e oficinas.

Sétima edição do FAIA exibe curtas-metragens premiados até este sábado (08)

Teve início na noite desta quarta-feira (05) o 7º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – FAIA. O evento, que está sendo realizado no Fórum Cidadania, sempre a partir das 20h, segue até este sábado (08), ocasião em que haverá a exibição da Mostra Difusão Cineclube, com curtas-metragens produzidos pela Associação de Difusão Cultural de Atibaia.
Com entrada franca, o FAIA conta mais uma vez com a Mostra Competitiva “Troféu Sapuari”, que reúne dezesseis curtas-metragens premiados nos mais importantes festivais audiovisuais brasileiros realizados em 2011.
Na primeira noite do FAIA o público presente no Fórum Cidadania pôde apreciar a exibição de seis curtas: “Flash”, de Alison Zago, “Raquetadas para a glória”, de Juliano Enrico, “Qual queijo você quer?”, de Cintia Domit Bittar, “Lápis de Cor”, de Alice Gomes, “Vó Maria Tomas”, de Von Der Osten, e “Tela”, de Carlos Nader.
As produções exibidas na Mostra Competitiva concorrem aos troféus “Sapuari” de melhor curta em 35 mm e melhor curta digital, e ainda aos prêmios especiais de melhor direção, melhor fotografia, melhor ator e melhor atriz. O júri oficial é formado por André Gatti, Cezar Zamberlan e Marcelo Rodriguez.
A realização do 7º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – FAIA é da Prefeitura da Estância de Atibaia e da Difusão Cultural de Atibaia.
Confira a programação do evento:

Dia 06/12, quinta-feira – Exibição de cinco curtas:
- “Ovos de dinossauro na sala de estar”, de Rafael Urban
- “Locus”, de Klaus' Berg
- “Angeli 24 horas”, de Beth Formaggini
- “O herói”, de Thiago Ricarte
- “Ozorinho, o poeta da imagem”, de Cássia Queiroz

Dia 07/12, sexta-feira – Exibição de cinco curtas:
- “Julie, agosto, setembro”, de Jarleo Barbosa
- “A mula teimosa e o controle remoto”, de Hélio Villela Nunes
- “Timing”, de Amir Admoni
- “L”, de Tais Fujinaga
- “Praça Walt Disney”, de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira

Dia 08/12 – Mostra Difusão Cultural
- Curtas produzidos pela Associação de Difusão Cultural de Atibaia

Serviço:
7º Festival de Atibaia Internacional do Audiovisual – FAIA
Quando: de 05 a 08 de dezembro, a partir das 20h
Onde: Fórum Cidadania (Av. Nove de Julho, 185, Centro, Atibaia/SP)


Prefeitura assina convênio com o DADE para obras no Jd. do Lago



Valor do repasse é de R$ 700 mil

O prefeito Dr. Denig esteve, na tarde de terça-feira (04), na sede do DADE - Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias, em São Paulo, para assinar convênio referente a obras na área de turismo em Atibaia. Na ocasião, com a presença do Secretário Estadual de Turismo em exercício, Cláudio Valverde, foi firmado convênio referente a transferência de recursos financeiros para execução de obras e serviços de revitalização do Jardim do Lago e Pista de Cooper – Fase II. O montante a ser repassado pelo Estado ao município é de R$ 700 mil.
Nesta segunda fase de revitalização do Jardim do Lago, que envolve uma área de 10,5 mil m², serão executados, além da instalação de luminárias e postes de concreto, serviços de colocação de piso em lajota de concreto e guias; reforma de quadra e construção de parquinho infantil; além da disponibilização de bebedouro para atender os frequentadores do local. Na primeira fase, em convênio firmado em 2009, o Jardim do Lago já recebeu melhorias, como deck, quiosques, bangalôs e banheiros.
O DADE é responsável pelo gerenciamento do Fundo de Melhoria para o Desenvolvimento das Estâncias e a verba destinada às cidades faz parte, todos os anos, do orçamento do Estado. Para receber os recursos, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada.
O prefeito Dr. Denig comentou a destinação de mais esse recurso para o turismo de Atibaia: “por meio de gestões do meu governo, esse é mais um benefício para a população da cidade e para os turistas que procuram lazer de qualidade e com infraestrutura adequada”, afirmou.