segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Sábado tem Busão do Rap




No ultimo sábado que era ser o evento nas casas populares em Atibaia foi de muita chuva os organizadores resolveram mudar para o próximo sábado dia 19/01 as 13hs no mesmo local.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Forte chuva causa enchente no bairro do Portão


A chuva forte e concentrada que caiu na região entre as cidades de Atibaia e Mairiporã foi a principal responsável pela enchente que atingiu o bairro do Portão, na última quarta-feira, dia 9. Segundo a Defesa Civil, foram registrados 91,7 mm de chuva (o previsto para janeiro é 359mm) nas imediações dos bairros do Iara e Portão, suficientes para fazer com que a água subisse mais de um metro em pontos próximos ao córrego do Onofre. Integrantes do órgão de defesa utilizaram botes e barcos para ajudar os moradores a saírem de suas casas. O Corpo de Bombeiros também esteve presente para auxiliar no trabalho.
“A precipitação aconteceu de maneira concentrada. O grande volume de água, proveniente principalmente do transbordamento do córrego, trouxe galhos e sujeira para a tubulação que faz a drenagem do bairro. Com o escoamento prejudicado, até mesmo a rodovia Fernão Dias teve que ser interditada pelo acúmulo de água”, explicou o diretor da Defesa Civil, Capitão Célio Cardinalli.
A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane Santiago, visitou os locais alagados logo nas primeiras horas do acontecimento. Houve casas afetadas na Vila Gentil, na Vila Gibi e na estrada do Castelinho. Até a manhã de quinta-feira, dia 10, três famílias tinham recebido ajuda da equipe da secretaria, que forneceu colchão, cesta básica e kits de limpeza.
Funcionários da Secretaria de Infraestrutura estiveram no bairro realizando a remoção do barro e da sujeira acumulada, trazidos pela água. A Defesa Civil continua com equipes prestando auxílio aos moradores, enquanto, em sua sede, técnicos monitoram o nível do Rio Atibaia e das represas.
Importante ressaltar que a Prefeitura tem à disposição um Plano de Contingência da Defesa Civil, pronto para ser colocado em prática em casos de emergência. Existem escolas e outros prédios públicos preparados para receber famílias desalojadas caso haja enchentes de maiores proporções.

Precipitação

O pluviômetro da Defesa Civil no bairro do Iara, bairro mais próximo do Portão, registrou 91,7mm de chuva em apenas um dia. Isso significa que, em apenas 24h, choveu 25% do esperado para todo o mês naquela região. Em três dias de chuva (neste mês de janeiro), já foram registrados 127,2 mm no mesmo pluviômetro. Já no bairro do Cerejeiras, foram registrados 18,4mm em quatro dias de chuva (dias 2, 5, 7 e 10).






quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Atibaia estreia com empate na Copa São Paulo de Futebol Junior



Estádio Salvador Russani ficou lotado para o primeiro jogo, que terminou em 0 a 0

A chuva ameaçava os céus de Atibaia no último domingo, dia 6, quando o Falcão atibaiense entrou em campo para sua estreia na Copa São Paulo de Futebol Junior. Em seu primeiro jogo na competição, o Sport Clube Atibaia empatou em zero a zero com a equipe do Red Bull Brasil, em um jogo em que os goleiros Altenir (Sport Clube Atibaia) e Kewin (Red Bull) foram os destaques.
O estádio Salvador Russani (campo do Alvinópolis) esteve lotado. O público compareceu em peso para acompanhar a primeira partida do time da casa e também a estreia de Atibaia como cidade-sede da competição. Destaque para a presença dos “Guerreiros do Falcão”, torcida organizada do Sport Clube Atibaia.
Na cerimônia de abertura da Copa estiveram presentes o prefeito Saulo Pedroso, o presidente da Câmara Municipal, Emil Ono, o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, o deputado estadual Beto Tricoli, o vice-presidente do Sport Clube Atibaia, Leonardo Silvério, o diretor da Coordenação Geral da Federação Paulista de Futebol, Admir Falsetti, e o vereador Fabiano Batista de Lima.

Confira quando acontecem os próximos jogos:

Dia 9 (quarta-feira)
14h – Atibaia x Guaratinguetá
16h – Sport Recife x Red Bull


Dia 12 (sábado)

14h - Guaratinguetá x Red Bull
16h – Atibaia x Sport Recife
A competição

A Copa São de Futebol Junior é realizada pela Federação Paulista de Futebol. A competição em Atibaia conta com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e do Sport Clube Atibaia.
O torneio está dividido em 25 grupos. No grupo do Sport Clube Atibaia, ainda estão Red Bull, Guaratinguetá e Sport Recife. Os dois primeiros da chave classificam-se para a próxima fase. A final da Copa acontece no dia 25 de janeiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. 




Ciclo Natalino termina com descimento dos mastros no Rosário



O tradicional descimento dos mastros, no Largo do Rosário, marcou o fim do Ciclo Natalino em Atibaia, no último domingo, dia 6. Por volta das 16h30, sob a batida das Congadas e fogos de artifício, os mastros voltaram para dentro da igreja, enquanto os estandartes de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário eram preparados em andores para o cortejo até a casa do Festeiros de 2013 (responsáveis por guardar os estandartes até o próximo Ciclo Natalino).
O prefeito Saulo Pedroso acompanhou o ritual e acompanhou o cortejo, carregando um dos estandartes. Centenas de fieis participaram do evento, que preserva uma antiga tradição religiosa de Atibaia. As Congadas e os fieis passaram por ruas do Centro até a Rua João Pires, onde terminaram o cortejo em frente à casa dos Festeiros.
“Foi uma honra participar do evento, que marca a religiosidade de nossa cidade. As tradições devem ser mantidas, de modo que seja preservada nossa história”, disse o prefeito Saulo, que pôde confraternizar com os integrantes das Congadas ao término do cortejo.








6º Revelando São Paulo em Atibaia começa nesta quarta-feira



Festa acontece no Parque Edmundo Zanoni, com entrada gratuita

Começa na quarta-feira, dia 9, a sexta edição do Revelando São Paulo “Entre Serras e Águas” em Atibaia. A festa, que tem como objetivo divulgar e valorizar a cultura raiz e tradicional dos municípios envolvidos, segue até dia 13 de janeiro, no Parque Edmundo Zanoni, com entrada gratuita.
O evento dispõe de 30 espaços culinários, 50 de artesanato, Rancho Tropeiro, espaço indígena e cortejos pelas ruas da cidade, além de cavalhada. No palco, aproximadamente 110 grupos trarão manifestações artísticas durante os quatro dias do evento. Toda a programação do festival será transmitida pela internet na "TV Revelando" por meio do site www.revelandosaopaulo.org.br, das 10h às 22h.
Para o prefeito Saulo Pedroso, “é uma ótima chance para conhecer a diversidade cultural do povo do Estado de São Paulo e também saborear as delícias de sua culinária”. “É com grande satisfação e enorme honra que recebemos mais de 90 municípios inscritos para nos mostrar a beleza e a diversidade da sua culinária, do seu artesanato, da sua música, da sua dança e do seu folclore. Resgatar a cultura popular é difundir a cultura, mas, principalmente, valorizá-la e estimulá-la no seio da sociedade. O evento fortalece a cultura, resgatando nossa história, nossas raízes. Vale a pena visitar a festa, que tem um ambiente bastante familiar. É um evento diferenciado, que contará com a participação de vários municípios”, disse o prefeito.
A realização do Revelando São Paulo é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com parceria da Prefeitura de Atibaia. A produção é do Abaçaí Cultura e Arte.






sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Prefeito Saulo inicia governo monitorando áreas de risco de enchentes


O prefeito Saulo Pedroso de Souza, em seu primeiro dia de trabalho na Prefeitura, mostrou-se atento às chuvas que têm atingido Atibaia e ao risco de enchentes no município, a exemplo do que aconteceu nos anos de 2010 e 2011 nessa mesma época do ano.
Na quarta-feira (2), o prefeito fez sua primeira reunião com o secretariado no período da manhã e, logo em seguida, no período da tarde, em sua primeira ação de governo, Saulo percorreu alguns pontos críticos de Atibaia onde houve transbordamento do rio. Acompanharam o prefeito na vistoria o chefe de gabinete e coordenador municipal de Defesa Civil, Luiz Benedito Roberto Toricelli, e o diretor do Departamento de Defesa Civil, Capitão Célio Cardinalli.
O primeiro ponto visitado foi o Parque das Nações, onde a equipe do prefeito Saulo percorreu a Av. Brasília, local em que as águas do rio encontravam-se altas, mas dentro do limite de sua calha, e as Alamedas Sofia e Amsterdam, onde as águas extravasaram o leito e chegaram a atingir parte do asfalto. O segundo bairro visitado foi o Kanimar, local em que também houve transbordamento das águas do rio na via mais próxima à sua margem.
Tanto no Parque das Nações quanto no Kanimar as águas que extravasaram o leito do rio não invadiram nenhuma residência e alcançaram somente a primeira via após a sua margem. Nesses locais, o prefeito Saulo Pedroso avaliou a situação dos alagamentos e ouviu o parecer técnico da Defesa Civil.
Durante a visita, munícipes aproveitaram para conversar com o novo prefeito e solicitar providências para essas regiões. Além disso, alguns moradores agradeceram pela presença do prefeito no local, inclusive por ser o primeiro dia de seu mandato, e salientaram a atenção dispensada logo no início de seu governo.
O último ponto visitado pelo prefeito Saulo e sua equipe foi a Pequena Central Hidrelétrica de Atibaia (PCH-Atibaia), no bairro da Usina, onde eles foram recebidos pelos representantes do Consórcio Condomínio Empresarial Atibaia, concessionária responsável por operar a Usina. A comitiva vistoriou a situação da barragem, das comportas, do nível do lago (que está abaixo do vertedouro) e dos demais equipamentos da Central Hidrelétrica.
“Uma equipe do nosso governo vem monitorando o rio Atibaia e o nível das represas há cerca de um mês, ou seja, mesmo antes do início do governo. Estamos em plena época das chuvas e devemos estar atentos. Iniciamos nossa administração dando prioridade absoluta para essa questão”, resumiu o prefeito Saulo.
Secretariado
Na reunião com o Secretariado, o prefeito destacou a importância da sinergia entre os representantes das Pastas e do trabalho integrado. “Além de afinar o relacionamento entre os secretários, a reunião teve como objetivo traçar as principais ações e metas de cada Pasta. Ressaltei, durante a reunião, a importância do trabalho integrado entre todos para que as ações do governo atinjam o objetivo esperado. Trabalho em rede, interatividade e harmonia devem fazer parte do dia a dia do Secretariado do município”, afirma.
O vice-prefeito Mario Inui agradeceu a todos que aceitaram o convite para compor o Governo e ressaltou a qualidade dos profissionais escolhidos. “Eu também deixo registrada a minha plena satisfação com os nomes escolhidos, tanto pela capacitação técnica, experiência profissional e profissionalismo de cada um - nossas prioridades na composição do Governo - quanto na conduta adotada por cada um até o presente momento", completou Saulo.
As principais ações de Governo nos primeiros 100 dias já foram definidas durante a reunião.




Na Casa Civil, prefeito Saulo busca apoio para solução das enchentes em Atibaia



O prefeito de Atibaia Saulo Pedroso de Souza e o deputado federal Roberto Santiago estiveram nesta quinta-feira, dia 3, em reunião com o secretário da Casa Civil de São Paulo, Edson Aparecido, para estreitar o relacionamento da Administração Municipal com o governo do Estado, principalmente nas questões relacionadas às obras e ações de infraestrutura nos bairros atingidos pelas enchentes entre os anos de 2009 e 2011. “As enchentes não estão descartadas em Atibaia, já que ainda são necessárias obras e ações específicas para a solução do problema. Estamos na época das chuvas e nosso governo começa priorizando essa questão. Vamos buscar apoio e trabalhar com outras esferas de governo”, disse o prefeito, empossado no dia 1º de janeiro.
No comando da Casa Civil desde 10 de dezembro do ano passado, o secretário Edson Aparecido disse que não medirá esforços para auxiliar o governo Saulo. Uma verba de aproximadamente R$ 700 mil para drenagem do bairro Jardim Brasil foi uma das reivindicações do prefeito Saulo e do deputado Roberto Santiago.
Uma equipe do governo Saulo está monitorando o rio Atibaia e o nível das represas há aproximadamente um mês, ou seja, antes mesmo do início do governo. “Estamos atentos e acompanhando de perto o nível das águas. Vamos levantar a documentação já existente das solicitações realizadas ao governo do Estado e formalizar novos pedidos. O apoio do governo do Estado é essencial para solucionar definitivamente a questão das enchentes em Atibaia. Estamos satisfeitos com a boa recepção que tivemos na Casa Civil e pretendemos continuar esse bom relacionamento”, concluiu Saulo Pedroso.