No ultimo sábado que era ser o evento nas casas populares em Atibaia foi de muita chuva os organizadores resolveram mudar para o próximo sábado dia 19/01 as 13hs no mesmo local.
segunda-feira, 14 de janeiro de 2013
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Forte chuva causa enchente no bairro do Portão
A chuva
forte e concentrada que caiu na região entre as cidades de Atibaia e
Mairiporã foi a principal responsável pela enchente que atingiu o
bairro do Portão, na última quarta-feira, dia 9. Segundo a Defesa
Civil, foram registrados 91,7 mm de chuva (o previsto para janeiro é
359mm) nas imediações dos bairros do Iara e Portão, suficientes
para fazer com que a água subisse mais de um metro em pontos
próximos ao córrego do Onofre. Integrantes do órgão de defesa
utilizaram botes e barcos para ajudar os moradores a saírem de suas
casas. O Corpo de Bombeiros também esteve presente para auxiliar no
trabalho.
“A
precipitação aconteceu de maneira concentrada. O grande volume de
água, proveniente principalmente do transbordamento do córrego,
trouxe galhos e sujeira para a tubulação que faz a drenagem do
bairro. Com o escoamento prejudicado, até mesmo a rodovia Fernão
Dias teve que ser interditada pelo acúmulo de água”, explicou o
diretor da Defesa Civil, Capitão Célio Cardinalli.
A
secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Fabiane
Santiago, visitou os locais alagados logo nas primeiras horas do
acontecimento. Houve casas afetadas na Vila Gentil, na Vila Gibi e na
estrada do Castelinho. Até a manhã de quinta-feira, dia 10, três
famílias tinham recebido ajuda da equipe da secretaria, que forneceu
colchão, cesta básica e kits de limpeza.
Funcionários
da Secretaria de Infraestrutura estiveram no bairro realizando a
remoção do barro e da sujeira acumulada, trazidos pela água. A
Defesa Civil continua com equipes prestando auxílio aos moradores,
enquanto, em sua sede, técnicos monitoram o nível do Rio Atibaia e
das represas.
Importante
ressaltar que a Prefeitura tem à disposição um Plano de
Contingência da Defesa Civil, pronto para ser colocado em prática
em casos de emergência. Existem escolas e outros prédios públicos
preparados para receber famílias desalojadas caso haja enchentes de
maiores proporções.
Precipitação
O
pluviômetro da Defesa Civil no bairro do Iara, bairro mais próximo
do Portão, registrou 91,7mm de chuva em apenas um dia. Isso
significa que, em apenas 24h, choveu 25% do esperado para todo o mês
naquela região. Em três dias de chuva (neste mês de janeiro), já
foram registrados 127,2 mm no mesmo pluviômetro. Já no bairro do
Cerejeiras, foram registrados 18,4mm em quatro dias de chuva (dias 2,
5, 7 e 10).
quarta-feira, 9 de janeiro de 2013
Atibaia estreia com empate na Copa São Paulo de Futebol Junior
Estádio Salvador
Russani ficou lotado para o primeiro jogo, que terminou em 0 a 0
A
chuva ameaçava os céus de Atibaia no último domingo, dia 6, quando
o Falcão atibaiense entrou em campo para sua estreia na Copa São
Paulo de Futebol Junior. Em seu primeiro jogo na competição, o
Sport Clube Atibaia empatou em zero a zero com a equipe do Red
Bull Brasil, em um jogo em que os goleiros Altenir (Sport Clube
Atibaia) e Kewin (Red Bull) foram os destaques.
O
estádio Salvador Russani (campo do Alvinópolis) esteve lotado. O
público compareceu em peso para acompanhar a primeira partida do
time da casa e também a estreia de Atibaia
como cidade-sede da competição. Destaque para a presença dos
“Guerreiros do Falcão”, torcida organizada do Sport Clube
Atibaia.
Na
cerimônia de abertura da Copa estiveram presentes o prefeito Saulo
Pedroso, o presidente da Câmara Municipal, Emil Ono, o secretário
de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, o deputado estadual Beto
Tricoli, o vice-presidente do Sport Clube Atibaia, Leonardo Silvério,
o diretor da Coordenação Geral da Federação Paulista de Futebol,
Admir Falsetti, e o vereador Fabiano Batista de Lima.
Confira quando acontecem os próximos jogos:
Dia
9 (quarta-feira)
14h
– Atibaia x Guaratinguetá
16h – Sport Recife x Red Bull
Dia 12 (sábado)
14h - Guaratinguetá x Red Bull
16h – Atibaia x Sport Recife
16h – Sport Recife x Red Bull
Dia 12 (sábado)
14h - Guaratinguetá x Red Bull
16h – Atibaia x Sport Recife
A
competição
A
Copa São de Futebol Junior é realizada pela Federação Paulista de
Futebol. A competição em Atibaia conta com a parceria da
Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, e do Sport
Clube Atibaia.
O torneio está
dividido em 25 grupos. No grupo do Sport Clube Atibaia, ainda estão
Red Bull, Guaratinguetá e Sport Recife. Os dois primeiros da chave
classificam-se para a próxima fase. A final da Copa acontece no dia
25 de janeiro, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo.
Ciclo Natalino termina com descimento dos mastros no Rosário
O
tradicional descimento dos mastros, no Largo do Rosário, marcou o
fim do Ciclo Natalino em Atibaia, no último domingo, dia 6. Por
volta das 16h30, sob a batida das Congadas e fogos de artifício, os
mastros voltaram para dentro da igreja, enquanto os estandartes de
São Benedito e Nossa Senhora do Rosário eram preparados em andores
para o cortejo até a casa do Festeiros de 2013 (responsáveis por
guardar os estandartes até o próximo Ciclo Natalino).
O
prefeito Saulo Pedroso acompanhou o ritual e acompanhou o cortejo,
carregando um dos estandartes. Centenas de fieis participaram do
evento, que preserva uma antiga tradição religiosa de Atibaia. As
Congadas e os fieis passaram por ruas do Centro até a Rua João
Pires, onde terminaram o cortejo em frente à casa dos Festeiros.
“Foi
uma honra participar do evento, que marca a religiosidade de nossa
cidade. As tradições devem ser mantidas, de modo que seja
preservada nossa história”, disse o prefeito Saulo, que pôde
confraternizar com os integrantes das Congadas ao término do
cortejo.
6º Revelando São Paulo em Atibaia começa nesta quarta-feira
Festa acontece no Parque Edmundo Zanoni, com entrada
gratuita
Começa
na quarta-feira, dia 9, a sexta edição do Revelando São Paulo
“Entre Serras e Águas” em Atibaia. A festa, que tem como
objetivo divulgar e valorizar a cultura raiz e tradicional dos
municípios envolvidos, segue até dia 13 de janeiro, no Parque
Edmundo Zanoni, com entrada gratuita.
O evento
dispõe de 30 espaços culinários, 50 de artesanato, Rancho
Tropeiro, espaço indígena e cortejos pelas ruas da cidade, além de
cavalhada. No palco, aproximadamente 110 grupos trarão manifestações
artísticas durante os quatro dias do evento. Toda a programação do
festival será transmitida pela internet na "TV Revelando"
por meio do site www.revelandosaopaulo.org.br,
das 10h às 22h.
Para o
prefeito Saulo Pedroso, “é uma ótima chance para conhecer a
diversidade cultural do povo do Estado de São Paulo e também
saborear as delícias de sua culinária”. “É com grande
satisfação e enorme honra que recebemos mais de 90 municípios
inscritos para nos mostrar a beleza e a diversidade da sua culinária,
do seu artesanato, da sua música, da sua dança e do seu folclore.
Resgatar a cultura popular é difundir a cultura, mas,
principalmente, valorizá-la e estimulá-la no seio da sociedade. O
evento fortalece a cultura, resgatando nossa história, nossas
raízes. Vale a pena visitar a festa, que tem um ambiente bastante
familiar. É um evento diferenciado, que contará com a participação
de vários municípios”, disse o prefeito.
A
realização do Revelando São Paulo é do Governo do Estado de São
Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, e conta com
parceria da Prefeitura de Atibaia. A produção é do Abaçaí
Cultura e Arte.
sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
Prefeito Saulo inicia governo monitorando áreas de risco de enchentes
O
prefeito Saulo Pedroso de Souza, em seu primeiro dia de trabalho na
Prefeitura, mostrou-se atento às chuvas que têm atingido Atibaia e
ao risco de enchentes no município, a exemplo do que aconteceu nos
anos de 2010 e 2011 nessa mesma época do ano.
Na
quarta-feira (2), o prefeito fez sua primeira reunião com o
secretariado no período da manhã e, logo em seguida, no período da
tarde, em sua primeira ação de governo, Saulo percorreu alguns
pontos críticos de Atibaia onde houve transbordamento do rio.
Acompanharam o prefeito na vistoria o chefe de gabinete e coordenador
municipal de Defesa Civil, Luiz Benedito Roberto Toricelli, e o
diretor do Departamento de Defesa Civil, Capitão Célio Cardinalli.
O
primeiro ponto visitado foi o Parque das Nações, onde a equipe do
prefeito Saulo percorreu a Av. Brasília, local em que as águas do
rio encontravam-se altas, mas dentro do limite de sua calha, e as
Alamedas Sofia e Amsterdam, onde as águas extravasaram o leito e
chegaram a atingir parte do asfalto. O segundo bairro visitado foi o
Kanimar, local em que também houve transbordamento das águas do rio
na via mais próxima à sua margem.
Tanto no
Parque das Nações quanto no Kanimar as águas que extravasaram o
leito do rio não invadiram nenhuma residência e alcançaram somente
a primeira via após a sua margem. Nesses locais, o prefeito Saulo
Pedroso avaliou a situação dos alagamentos e ouviu o parecer
técnico da Defesa Civil.
Durante
a visita, munícipes aproveitaram para conversar com o novo prefeito
e solicitar providências para essas regiões. Além disso, alguns
moradores agradeceram pela presença do prefeito no local, inclusive
por ser o primeiro dia de seu mandato, e salientaram a atenção
dispensada logo no início de seu governo.
O último
ponto visitado pelo prefeito Saulo e sua equipe foi a Pequena Central
Hidrelétrica de Atibaia (PCH-Atibaia), no bairro da Usina, onde eles
foram recebidos pelos representantes do Consórcio Condomínio
Empresarial Atibaia, concessionária responsável por operar a Usina.
A comitiva vistoriou a situação da barragem, das comportas, do
nível do lago (que está abaixo do vertedouro) e dos demais
equipamentos da Central Hidrelétrica.
“Uma
equipe do nosso governo vem monitorando o rio Atibaia e o nível das
represas há cerca de um mês, ou seja, mesmo antes do início do
governo. Estamos em plena época das chuvas e devemos estar atentos.
Iniciamos nossa administração dando prioridade absoluta para essa
questão”, resumiu o prefeito Saulo.
Secretariado
Na
reunião com o Secretariado, o prefeito destacou a importância da
sinergia entre os representantes das Pastas e do trabalho integrado.
“Além de afinar o relacionamento entre os secretários, a reunião
teve como objetivo traçar as principais ações e metas de cada
Pasta. Ressaltei, durante a reunião, a importância do trabalho
integrado entre todos para que as ações do governo atinjam o
objetivo esperado. Trabalho em rede, interatividade e harmonia devem
fazer parte do dia a dia do Secretariado do município”, afirma.
O vice-prefeito Mario Inui agradeceu a todos que aceitaram o convite
para compor o Governo e ressaltou a qualidade dos profissionais
escolhidos. “Eu também deixo registrada a minha plena satisfação
com os nomes escolhidos, tanto pela capacitação técnica,
experiência profissional e profissionalismo de cada um - nossas
prioridades na composição do Governo - quanto na conduta adotada
por cada um até o presente momento", completou Saulo.
As principais ações de Governo nos primeiros 100 dias já foram
definidas durante a reunião.
Na Casa Civil, prefeito Saulo busca apoio para solução das enchentes em Atibaia
O
prefeito de Atibaia Saulo Pedroso de Souza e o deputado federal
Roberto Santiago estiveram nesta quinta-feira, dia 3, em reunião com
o secretário da Casa Civil de São Paulo, Edson Aparecido, para
estreitar o relacionamento da Administração Municipal com o governo
do Estado, principalmente nas questões relacionadas às obras e
ações de infraestrutura nos bairros atingidos pelas enchentes entre
os anos de 2009 e 2011. “As enchentes não estão descartadas em
Atibaia, já que ainda são necessárias obras e ações específicas
para a solução do problema. Estamos na época das chuvas e nosso
governo começa priorizando essa questão. Vamos buscar apoio e
trabalhar com outras esferas de governo”, disse o prefeito,
empossado no dia 1º de janeiro.
No
comando da Casa Civil desde 10 de dezembro do ano passado, o
secretário Edson Aparecido disse que não medirá esforços para
auxiliar o governo Saulo. Uma verba de aproximadamente R$ 700 mil
para drenagem do bairro Jardim Brasil foi uma das reivindicações do
prefeito Saulo e do deputado Roberto Santiago.
Uma
equipe do governo Saulo está monitorando o rio Atibaia e o nível
das represas há aproximadamente um mês, ou seja, antes mesmo do
início do governo. “Estamos atentos e acompanhando de perto o
nível das águas. Vamos levantar a documentação já existente das
solicitações realizadas ao governo do Estado e formalizar novos
pedidos. O apoio do governo do Estado é essencial para solucionar
definitivamente a questão das enchentes em Atibaia. Estamos
satisfeitos com a boa recepção que tivemos na Casa Civil e
pretendemos continuar esse bom relacionamento”, concluiu Saulo
Pedroso.
Assinar:
Postagens (Atom)






















