sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Projeto da Vigilância Sanitária capacita mil alunos





Equipe da Secretaria Municipal de Saúde entrega o milésimo certificado




A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atingiu o número de mil trabalhadores capacitados pelo Curso de Capacitação de Manipuladores de Alimentos, promovido pela Divisão de Vigilância Sanitária. O certificado de número mil foi entregue na última semana, especialmente pela equipe do curso, à dona de estabelecimento comercial da cidade.

O projeto, que teve início em 2009, foi uma iniciativa da própria equipe de fiscalização da Divisão de Vigilância Sanitária após verificar que muitos dos problemas encontrados no comércio eram causados pela falta de conhecimento dos manipuladores em relação aos procedimentos corretos.

A equipe responsável pelo curso é composta de fiscais sanitários e um educador em saúde. O projeto já foi selecionado para participar de uma exposição em um seminário da área de saúde, realizado este ano, em São Paulo.

O curso é gratuito e se destina principalmente a funcionários e proprietários de comércios alimentícios da cidade, mas também é aberto a qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer as exigências legais e as “boas práticas de manipulação” para alimentos.

As “boas práticas” são todos os procedimentos que visam o correto preparo, armazenamento e comercialização de alimentos. A partir das “boas práticas” são ensinadas noções de doenças transmitidas por alimentos, contaminantes alimentares, normas construtivas, manipulação, higiene pessoal e higiene ambiental.

O curso tem duração de três dias, em meio período, à tarde ou à noite. As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Saúde – Divisão de Vigilância Sanitária, após o preenchimento de uma ficha. No momento em que a quantidade de inscritos permitir a formação de uma turma, os interessados serão avisados por contato telefônico ou e-mail.
Resultados

Segundo a Divisão de Vigilância Sanitária, depois de três anos de implantação do curso houve uma melhora significativa na qualidade dos serviços de manipulação de alimentos. De acordo com a equipe, os resultados podem ser constatados diariamente durante as vistorias e os principais pontos melhorados são relativos à higiene ambiental e à higiene pessoal, e também ao correto armazenamento dos alimentos.

Outra vantagem apontada pela equipe é que o manipulador de alimentos que participa do curso até o seu término recebe um certificado de conclusão, e isso faz com que a pessoa se sinta mais responsável pelas suas atividades.

Até agora foram emitidos 1045 certificados, somente para os alunos que concluíram todas as aulas do curso. A previsão é de que as próximas turmas sejam formadas no início de 2013.

A equipe da Divisão de Vigilância Sanitária espera que cada vez mais as pessoas tenham interesse em conhecer os meios de se garantir um alimento de qualidade sem riscos à sua saúde e de seus clientes.

Mais informações pelos telefones: 4414-2220 / 4414-3350.


Nenhum comentário:

Postar um comentário