sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Educadores participam da “Semana de Planejamento”

Prefeito Saulo Pedroso participou do primeiro dia do evento

Com o objetivo de acolher os educadores da rede municipal de ensino, o prefeito Saulo Pedroso participou na segunda-feira, dia 4, da cerimônia de abertura da “Semana de Planejamento” promovida pela Secretaria de Educação. Os quatro dias de treinamento contemplaram diferentes temas com palestras e oficinas para funcionários das creches e do ensino fundamental. O objetivo foi prepará-los para receberem, com uma nova postura, os estudantes que retornarão às salas de aula no dia 14 de fevereiro.

Ocuparam a mesa cerimonial o prefeito Saulo, a secretária de Educação, Márcia Bernardes, o presidente da Câmara, Emil Ono, e os vereadores Josué Luiz de Oliveira (Dedel), Prof. Rodrigo Parras e Sidinei Gonçalves. Estiveram presentes também a secretária de Comunicação, Viviane Cocco, e o vereador Lucas Cardoso.

Durante a cerimônia, a equipe técnica da Secretaria de Educação foi apresentada ao prefeito, que fez questão de acompanhar a palestra do primeiro dia, com o tema “Quem queremos Formar”, realizada pela mestre em psicologia, Paula Saretta. O chefe do Executivo também fez a entrega de pequenos mimos sorteados aos funcionários da Secretaria.

Em seu discurso, o prefeito destacou a importância de investir na qualidade de ensino. “Oferecer ensino de qualidade é uma das prioridades deste governo e este evento é o primeiro passo para atingirmos esta meta. Investir na valorização e capacitação técnica dos professores é fornecer ferramentas para que eles reflitam sobre a necessidade de levar à sala de aula um novo conceito de educação, com um olhar sempre atento às necessidades de cada estudante e a preocupação para que todos aprendam e se formem verdadeiros cidadãos”, ressaltou.

A secretária de Educação, Márcia Bernardes, falou sobre a importância do evento para os estudantes, professores e funcionários da rede. “É necessário que todos os colaboradores da rede estejam bem treinados para que não sejam apenas retransmissores de conteúdo, mas saibam adequar as tarefas ao nível de aprendizado do aluno. O ensino vai além da sala de aula, por isso é essencial também que os pais sejam integrados ao nosso trabalho”.

Para o presidente da Câmara, Emil Ono, o evento representou um momento de transformação para o sistema de ensino da cidade. “Acredito que este é um momento de mudança. Por meio destas atividades os professores terão os subsídios necessários para unir a prática à teoria e oferecer educação de qualidade aos estudantes do município”, disse.

Com quatro dias de atividades, a Semana de Planejamento proporcionou aos professores e funcionários da rede municipal de ensino a oportunidade de refletir sobre as perspectivas da carreira, a prática do ensino e o cidadão que estão formando. “Temos a chance de compartilhar experiências com outros profissionais. Neste ano, com a mudança do material didático, temos a oportunidade de oferecer conteúdo diferenciado aos alunos, com uma linha pedagógica menos tradicional, o que significa maior facilidade para os professores e maiores chances de conseguirmos um aprendizado eficaz”, finalizou a professora do ensino fundamental, Dalva Elias.

Os professores da rede municipal continuarão recebendo treinamento e os pais serão integrados à educação das crianças por meio de atividades oferecidas ao longo do ano letivo.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Prefeito assina adesão de Atibaia ao Programa São Paulo Amigo do Idoso


O prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, assinou na quarta-feira, dia 6, a adesão do município ao Programa São Paulo Amigos do Idoso. O deputado estadual Edmir Chedid e os vereadores Josué de Oliveira “Dedel” e Jair Bonilha Gattamorta, o “Jair do Açougue”, acompanharam a agenda realizada na Secretaria de Desenvolvimento Social, onde foram recepcionados pelo secretário da pasta, Rodrigo Garcia.
O programa apoia municípios para a implantação de espaços de acolhimento, proteção e convivência de idosos semidependentes, com idade igual ou superior a 60 anos. De acordo com notícia divulgada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, com o convênio assinado, Atibaia recebe o Selo de Adesão ao Programa e já está habilitada a receber recursos para a construção do Centro Dia, equipamento que atenderá as famílias que precisam trabalhar fora e não têm onde deixar seus idosos nesse período. No Centro, o idoso participa de várias atividades de cultura, lazer, alimentação e cuidados com a saúde, entre outros. Ao final da tarde, estará de volta à sua casa e sem perder seus vínculos familiares.
“É uma iniciativa importante do governo do Estado, que se mostra preocupado em estimular as prefeituras a melhorarem as condições dos idosos”, disse o prefeito de Atibaia. “Vamos agora fazer um levantamento da situação do idoso na cidade, mobilizar o Conselho do Idoso local, e buscar atender todos os requisitos necessários para que Atibaia seja contemplada com o Selo São Paulo Amigo do Idoso”, complementou.

Selo Amigo do Idoso

Para receber o Selo, as prefeituras precisam cumprir quatro etapas, num total de 40 ações, entre eletivas e obrigatórias: “Assinatura do Termo de Adesão”, “Ações obrigatórias para receber o Selo Inicial”, “Ações obrigatórias e eletivas para receber o Selo Intermediário” e “Ação obrigatória e eletiva para receber o Selo Pleno”.
Após a assinatura do Termo de Adesão, a primeira ação obrigatória a ser realizada pelos municípios é a criação do Conselho Municipal do Idoso, que terá papel fiscalizador das providências que a prefeitura precisa tomar para ser certificada. No caso de Atibaia, o conselho já existe.
O município também deve se comprometer a traçar um plano de metas. Além disso, deverá fazer o diagnóstico de gestão sobre as políticas já existentes e incluir ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e Assistência Social, por exemplo.
Nas etapas seguintes até a aquisição do Selo Pleno São Paulo Amigo do Idoso, os municípios devem implantar os benefícios previstos no Programa e apresentar novo diagnóstico demonstrando o resultado obtido com as ações desenvolvidas.
“Para manter o Selo, o município deve – a cada dois anos – renovar o seu compromisso, medindo o desempenho do que já foi feito e implantando novas ações. As cidades que se comprometerem com os critérios para a aquisição do Selo serão contempladas no recebimento dos recursos do recém-criado Fundo Estadual do Idoso”, explicou o secretário.

Programa “Desenvolve SP” é apresentado ao prefeito


Programa da Agência de Desenvolvimento Paulista financia projetos sustentáveis

O prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, recebeu nessa sexta-feira, dia 1, o presidente da Agência de Desenvolvimento Paulista, Milton Luiz de Melo Santos, para conhecer as linhas de crédito da instituição financeira do governo do Estado de São Paulo. O programa “Desenvolve SP” da agência promove o desenvolvimento sustentável de setores público e privado desde 2009, por meio de operações de crédito consciente, visando a melhoria da qualidade de vida da população e o crescimento econômico dos municípios.
Os secretários municipais Rubens André (Finanças), Lívio Giosa (Desenvolvimento Econômico) e Sérgio Glória (Urbanismo e Meio Ambiente), além do superintendente do SAAE, João Carlos Correa Vieira, acompanharam a reunião.
Lívio Giosa lembrou que o momento é de avaliar o que o programa pode disponibilizar à cidade, e de analisar o que foi apresentado pelo presidente da agência, para que na próxima reunião, prevista para o final de fevereiro, alguns projetos municipais já possam estar enquadrados no “Desenvolve SP”. O secretário de Desenvolvimento Econômico destacou também a importância de tornar Atibaia um município totalmente diferenciado do ponto de vista econômico.
“Atibaia é uma cidade de destaque e identificada pelos empresários como um centro logístico importante, já que é próximo da capital, com acesso ao interior e cortada por duas rodovias importantes”, disse Lívio Giosa.
“A adoção de práticas sustentáveis é benéfica para os negócios e desenvolvimento dos municípios”, destacou Milton Melo Santos. Segundo ele, as cidades contam com uma linha específica para o financiamento de projetos voltados ao meio ambiente, adequada à Política Estadual de Mudanças Climáticas. A agência opera também com linhas de financiamento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).
Os projetos voltados aos municípios são financiados em até 100%, com prazo de até seis anos para pagamento. As obras podem ser construções sustentáveis e reformas de prédios públicos, de arenas multiuso, implantação ou ampliação da malha viária, de parques industriais e de centros de comercialização ou distribuição agropecuária.

Climed/Atibaia vence mais duas pela Superliga de Vôlei Série B



Resultados mantêm equipe atibaiense na segunda colocação do Grupo A

Após a série de jogos em Chapecó (SC), pela 4ª rodada da fase classificatória (Grand Prix) da Superliga de Vôlei 2013 Série B, a Climed/Atibaia permanece na segunda posição do Grupo A. Jogando longe de casa, a equipe atibaiense conquistou duas vitórias e sofreu uma derrota.
No primeiro confronto em Santa Catariana, na noite de sexta-feira, dia 1º, a Climed/Atibaia superou a Aprov/Unoesc/PMC por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/22 e 25/19.
Na segunda partida, na tarde de sábado (02), nova vitória, desta vez sobre o Brasil (seleção brasileira infantojuvenil), por 3 sets a 1, parciais de 25/21, 25/18, 24/26 e 25/19.
No último duelo da 4ª rodada, a Climed/Atibaia enfrentou o Alfa/Monte Cristo, seu único algoz na série de jogos disputados em Atibaia, ocasião em que os atibaienses perderam por 3 sets a 0. No domingo (3), após uma partida muito disputada, o Alfa/Monte Cristo acabou superando novamente a Climed/Atibaia: 3 sets a 2, parciais de 25/19, 26/24, 23/25, 22/25 e 18/16.
Com esses resultados, a Climed/Atibaia permaneceu em segundo lugar no Grupo A, com 13 pontos, seguida por Aprov/Unoesc/PMC (6) e Brasil (0). Já a equipe do Alfa/Monte Cristo continuou na liderança do grupo, agora com 17 pontos, e também manteve a invencibilidade na competição.
A Climed/Atibaia disputa a Superliga de Vôlei 2013 Série B contando com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia.

Próximos jogos

A próxima série de jogos do Grupo A (6ª rodada) será realizada em Goiânia (GO), na casa do líder invicto Alfa/Monte Cristo. As partidas da Climed/Atibaia acontecem nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro contra as equipes do Alfa/Monte Cristo (16h), Aprov/Unoesc/PMC (11h30) e Brasil (19h), respectivamente. Todas as disputas acontecerão no Ginásio do SESI Clube Antônio Ferreira Pacheco, em Goiânia (GO).
Os jogos serão transmitidas ao vivo pelo site da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV): http://www.cbv.com.br/v1/superligab/aovivo.asp?num=1
Superliga B

A Superliga B está em sua segunda edição e segue o mesmo formato da temporada 2012, sendo disputada novamente em paralelo à divisão de elite do voleibol brasileiro.
Na fase classificatória, oito equipes estão divididas em dois grupos de quatro, com a Climed/Atibaia no grupo A ao lado de Aprov/Unoesc/PMC (SC), Alfa/Monte Cristo (GO) e Brasil (seleção infantojuvenil). O grupo B é formado pelas equipes de São José dos Campos (SP), São Caetano (SP), Olympico Mart Minas/Up Time (MG) e Foz do Iguaçu (PR).
Dentro de cada grupo ocorre a disputa de quatro séries de jogos no sistema de Grand Prix. Em cada série, uma equipe sedia os jogos e recebe em seu ginásio as outras três.
Todos jogam contra todos e acumulam pontos dentro de seu respectivo grupo. Ao final da fase classificatória, os dois primeiros colocados de cada grupo passam para as semifinais, que serão disputadas em uma série melhor de três partidas. Os vencedores se enfrentam na grande final e duelam por uma vaga na Superliga 13/14.
A Climed/Atibaia (SP) é a equipe com maior experiência na Superliga B, já que é a única que esteve na última edição do torneio, em 2012. Na ocasião, o time terminou na sexta colocação e, agora, disputa novamente a competição na temporada 2013.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Alvará não é atestado de óbito


Parece que já disseram tudo sobre essa tragédia na boate Kiss, em Santa Maria/RS, mas pelo tamanho dela nunca é demais enfatizar os mesmos aspectos, ainda que já apontados.
Quando ocorre uma desgraça dessas dimensões em qualquer parte do mundo desenvolvido, as autoridades começam por averiguar as responsabilidades. No Brasil o início é pela isenção prévia de culpabilidade dos envolvidos, e logo aqui onde a corrupção grassa na gestão pública, tão conhecida, praticada, vivenciada, quanto negada por todos.
Seguindo a linha do acobertamento, o governador do Rio Grande do Sul pontificou logo que não era momento de achar culpados, clichê já entre autoridades quando ocorrem esses fatos. Culpado não se acha, investiga-se quando se faz necessário, não em casos como este, que salta aos olhos, como costuma dizer o ministro Gilmar Mendes.

Já o comandante do corpo de bombeiros do estado se tornou o “Lewandowski da boate Kiss”. Afirmou reiteradamente que tudo estava normal nessa casa, referente à documentação. Disse que o alvará regular poderia não ter feito a diferença. Se alvará não serve, que se extinga, mas uma fiscalização eficiente, sem corrupção, tem que existir. Seria o mesmo que, após uma queda de avião, se constatasse que o piloto não era habilitado. Poderia ser inevitável, mas acredito que o comandante dos bombeiros não se arriscaria a andar num avião pilotado por um leigo.
Certezas passaram a ser criticadas mais recentemente, mas sem medo de errar, a não em guerra, pode-se afirmar que quando morrem inúmeras pessoas o que está normal não interessa, pela lógica berrante de que as mortes ocorrem pelo que está errado. Nesse caso, quanto mais a casa estivesse de acordo com a documentação, mais a prefeitura, os bombeiros, os entes públicos em geral estariam errados.

Não importa quantas portas estivessem previstas pela norma, poderia ser uma, mas que fosse suficiente para a evacuação sem mortes. Ainda assim, deveria ter mais de uma, pois ocorresse dificuldade na abertura, outra solucionaria o problema.
Depois da tragédia, agora todas as prefeituras e estados correm para fechar boates. Daí não se faz nada com relação à gasolina “batizada” nos postos, aos bares com comida estragada e tomando as calçadas dos pedestres, aos hospitais com funcionários ausentes e presenças asseguradas. Tudo fica ao deus-dará, pois o brasileiro não exige e as autoridades não cumprem suas funções, a não ser por poucos dias após uma tragédia.


Já está no esquecimento o Bateau Mouche, o Morro do Bumba, Santa Catarina, Teresópolis, as mortes em piscinas de escolas, nas embarcações na Região Norte. Além desse esquecimento rápido, o brasileiro só se sensibiliza devido à quantidade simultânea de mortos. Se morressem três vezes de um a um, não haveria nenhuma manifestação de solidariedade. É assim nos acidentes de trânsito, assassinatos, bebês abandonados, pessoas morrendo sem atendimento nos hospitais; nas quedas de aviões, nas enxurradas de todos os verões e tantas outras mazelas.

Essa onda lembra a dos desfibriladores após a morte de um jogador em campo, a falta de “grooving” (ranhuras) do Aeroporto de Congonhas. A maioria nem lembra mais do nome.

Já o título deste texto poderia ser “vai passar”, sobre essa solidariedade e a fiscalização só no momento da comoção; “Santa Maria é aqui”, analogia à música de Caetano Veloso, sobre esse tipo de irregularidade ser generalizado em qualquer canto deste país.

Sobram os argumentos de defesa prévia dos responsáveis que não cumpriram com o seu dever. Esses ficarão impunes, sem precisar de defensores como os do mensalão. Caso a documentação esteja correta e uma câmera por perto, não faltará o “poc, poc, poc” de Marco Aurélio Garcia, ao comemorar “a não culpa” do poder público pelos mortos no avião da TAM.

Meio banalizado, mas a vida ainda é o bem maior da humanidade e por isso causa toda essa comoção nacional. Portanto, nada, absolutamente nenhuma casa, nenhum local, nenhuma medida e muito menos qualquer lei pode estar correta quando coloca a vida em risco. Todas as autoridades públicas e especialmente o governador e o comandante do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul precisam ser avisadas de que “alvará correto” não pode significar atestado de óbito coletivo.

Pedro Cardoso da Costa – Interlagos/SP Bacharel em direito



    

Audiência Pública da Saúde lota auditório do Fórum Cidadania


Prestação de contas do 3º quadrimestre de 2012 foi o tema da apresentação

A Prefeitura, por meio do Conselho Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última terça-feira (29) mais uma “Audiência Pública da Saúde”, a primeira de 2013 e, consequentemente, da administração do prefeito Saulo Pedroso.
Os números e dados apresentados na audiência, no entanto, referem-se ao 3º quadrimestre de 2012 (setembro a dezembro). A audiência aconteceu no Fórum Cidadania e contou com a presença maciça da população, que lotou o auditório durante toda a apresentação e participou ativamente, com vários questionamentos e sugestões ao secretário de Saúde, Dr. Josué Pereira.
Além dos munícipes e do secretário de Saúde e sua equipe, também estiveram presentes o vice-prefeito, Mário Inui, e diversos vereadores.
Mudanças
Quem já acompanhou audiências públicas da Saúde anteriormente e compareceu ao auditório do Fórum Cidadania nesta terça-feira pôde notar algumas diferenças. Desta vez, o público compareceu em peso para acompanhar a prestação de contas da administração municipal. Outra novidade ficou por conta da forma com a qual as informações foram apresentadas: os responsáveis de cada um dos setores da Secretaria de Saúde é que ficaram encarregados de transmitir os dados para os presentes.
De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Josué Pereira, o objetivo da mudança na apresentação é dar mais dinamismo à audiência. “Nossa intenção é tornar a audiência mais interessante para o público, atraindo-o para as demais apresentações ao longo do ano. É um espaço importante em que o munícipe pode tomar ciência dos serviços que estão sendo realizados pela administração municipal na área da saúde, tirar suas dúvidas e contribuir com sugestões, críticas e elogios”, afirmou o secretário.
Segundo ele, o novo formato também procura valorizar o trabalho de todos os setores da Secretaria de Saúde. “Nesse formato, os responsáveis de cada área assumem o papel de interlocutores junto ao público de um trabalho realizado por eles e suas equipes. Ninguém melhor para falar de um serviço do que os encarregados pela prestação desse serviço. São autoridades no assunto e, dessa forma, merecem a atenção da população”, destacou o Dr. Josué Pereira.

Objetivo

As audiências públicas da Secretaria de Saúde são realizadas trimestralmente e têm como foco a transparência entre o poder público e a sociedade. Por meio delas, a população, os vereadores, os conselheiros municipais e os profissionais da área podem questionar os serviços e o atendimento das unidades públicas de saúde de Atibaia.
Durante as audiências, o público participante pode assistir e tomar conhecimento, por meio de gráficos, tabelas e esclarecimentos, do trabalho realizado ao longo dos últimos três meses pelos diversos setores que compõem a Secretaria de Saúde. A demonstração também atende a uma exigência do Tribunal de Contas.
Os números apresentados passam por aprovação prévia do Conselho Municipal de Saúde e, após as audiências, ficam à disposição dos vereadores e da população para consulta.
A próxima Audiência Pública da Saúde está prevista para o mês de maio. Na ocasião, será apresentada a prestação de contas do 1º quadrimestre desse ano (janeiro a abril). As audiências sempre recebem convocação por edital via Imprensa Oficial de Atibaia.

Prefeito participa de Encontro Nacional de Novos Prefeitos em Brasília


“O objetivo é estreitar o relacionamento com o governo federal
e trazer mais investimentos para a cidade”, disse o chefe do Executivo



Com o intuito de estreitar o relacionamento com o governo federal, discutir o planejamento orçamentário e angariar verbas para promover melhorias no município, o prefeito Saulo Pedroso participou do Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, na cidade de Brasília. O evento terminou na quarta-feira, dia 30, e teve como objetivo oferecer aos novos administradores informações sobre programas e convênios do governo federal para subsidiá-los durante a gestão municipal. A secretária de Comunicação, Viviane Cocco, e o coordenador de Relações Institucionais, Paulo Loureiro, acompanharam o prefeito.

A programação, com início no dia 28, incluiu encontro com a presidenta Dilma Rousseff, que anunciou um pacote de R$ 67 bilhões para os municípios - que serão distribuídos através de diversos programas da União, nas áreas de saúde, educação, habitação, saneamento básico, mobilidade e pavimentação.

O evento, cujo tema foi “Municípios Fortes, Brasil Sustentável”, reuniu diversos órgãos e ministérios apresentando suas políticas de desenvolvimento social, econômico, ambiental, urbano, participação social e cidadania, com foco no desenvolvimento sustentável das cidades.

“É preciso estreitarmos o relacionamento com as outras esferas de governo para o suporte necessário ao desenvolvimento do Município, especialmente na busca de recursos financeiros e suporte aos programas. Sabemos que os municípios deixam de receber verba por ausência de projetos específicos e de um bom relacionamento com o Estado e a União. Com isso, perdemos benefícios para a cidade”, destacou o prefeito Saulo.

O prefeito aproveitou a viagem à Brasília para afinar o relacionamento também com os ministérios, especialmente o Ministério das Cidades.

O Encontro


O Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas tem como objetivo intensificar a proximidade entre as prefeituras e o governo federal, proporcionando melhorias aos municípios. A iniciativa teve início em 2003, com a criação do Comitê de Articulação Federativa - CAF.

No encontro são apresentados os principais programas do governo federal em parceria com municípios, além de oficinas técnicas, orientação sobre boas práticas de municípios e consórcios públicos intermunicipais. Publicações especializadas sobre início de mandato, catálogo de programas federais que podem ser utilizados pelas prefeituras e revista sobre os programas e ações do governo federal também são oferecidos aos prefeitos para auxiliá-los no início da gestão.

Vice-prefeito participa de reunião comunitária no Maristela II



Secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, também esteve presente
Na noite da última quarta-feira, dia 30, o vice-prefeito, Mario Inui, e o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, participaram de uma reunião com a Associação dos Moradores e Amigos do Maristela II. No encontro, os moradores representantes do bairro tiveram a oportunidade de levar ao conhecimento do Poder Público os problemas mais urgentes do local.

“Para trabalhar em prol de melhorias para a cidade, uma de nossas prioridades é administrar o município com o auxílio dos moradores. Nem todos os problemas dos bairros são de nosso conhecimento, por isso é importante ouvir os moradores e definir as prioridades para que possamos trabalhar para tentar atender as solicitações”, destacou o vice-prefeito.

No encontro, o secretário de Esportes e Lazer, Marcelo Pistoresi, registrou as solicitações dos moradores, que pediram melhorias da quadra de esportes e mais oportunidades para os jovens praticarem algum tipo de esporte. “Pretendo trabalhar diversas modalidades pensando em formar equipes municipais, assim poderemos oferecer a um número maior de jovens da cidade a oportunidade do acesso à prática do esporte”, explicou o secretário.

Durante o evento, Marcelo Pistoresi também disponibilizou material esportivo para os jovens que utilizam a quadra de esportes da Associação.

“A população precisa ser ouvida. É importante que um representante do Poder Público se prontifique a conhecer de perto as necessidades de nosso bairro. Ainda que as melhorias dependam de um planejamento em função do orçamento disponível, sermos ouvidos faz com que nos sintamos amparados pela administração municipal”, disse o presidente da Associação, José Milton.